Município firma parceria e negociações em viagem à China

Desde o dia 05 de junho, prefeitos do Alto Tietê que compõem o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), estão em agendas na China para iniciativas de crescimento econômico na região, por meio de acordos de cidades-irmãs e a cooperação técnica com o escritório do Consórcio no país.

O município de Santa Isabel, representada pela Prefeita, participou de diversas reuniões e encontros com empresários chineses. Na chegada ao país no dia 05, a comitiva do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) visitou duas das maiores empresas do país asiático – Hik Vision e Alibaba – e avançou em tratativas, principalmente nas áreas de monitoramento e projetos de cidades inteligentes.
Durante o encontro, o oficial do governo de Zhejiang, Zhou Yuqing, levou o grupo na Hik Vision, uma das maiores empresas mundiais em sistemas de monitoramento e cidades inteligentes e possui escritório comercial em São Paulo e uma fábrica em Manaus. O vice-presidente da Hik Vision, Keen Yao, destacou o potencial de expansão dos negócios no Brasil e a importância das parcerias com os governos municipais e estaduais. Atendendo ao pedido do Consórcio, ele determinou que o ceo da Hik Vision no Brasil, Mário Ma, apresente um projeto de tecnologia integrada em várias áreas públicas para a Região. Além da visita, a comitiva também estiveram na Alibaba, liderança mundial de e-commerce e que possui um conceito empresarial que é referência.
No segundo dia de agenda, na última quinta-feira (06/06), a comitiva participou de três agendas em indústrias do distrito de Hangzhou, e discutiram propostas para investimentos nas cidades da região. Entre elas, a visita à First PV Power, empresa que produz EVA – material sintético de múltiplos usos -, que resultou no interesse por parte dos empresários na implantação de usinas para geração de energia solar na região. Durante a visita, puderam conhecer de perto o processo de fabricação de placas solares e discutiram sobre a possibilidade de investimentos para o Alto Tietê.
“Esse é um mercado em ascensão no Brasil e a direção da First entende que o Alto Tietê, por possuir extensas áreas não ocupadas, tem capacidade para receber projetos”, disse a prefeita de Santa Isabel.
A comitiva também conheceu outras duas indústrias de Hangzhou. Na Wanma Holdings Group, acompanharam a produção de cabos e equipamentos para abastecer carros elétricos. Já no último encontro do segundo dia, visitaram a Woojong – maior empresa chinesa de produção de LED – os membros do Condemat foram recebidos pelo vice-presidente Zhao Miao Quan e por Wang Jang Fei, sub-prefeito de Lin An, distrito industrial de Hangzhou.
E na última segunda-feira (10/06), o Município de Santa Isabel assinou acordo de irmandade com Tianmushan, cidade turística da região de Lin An, administrada por uma mulher, a prefeita Qian Bo, além dos cargos de vice-prefeito e presidente da Câmara Municipal são também ocupados por mulheres.

A cidade, além da vocação turística, é na região de Tianmushan/Lin An, com seus 35 mil habitantes, que se localiza uma das maiores indústrias de placas solares da China, a First PV. Santa Isabel foi o segundo município do Alto Tietê a selar acordo de cidade-irmã na China.
“Selamos aqui uma amizade que propiciará o desenvolvimento da economia de Santa Isabel e região, assim como intercâmbios nas áreas cultural e esportiva”, ressaltou a Prefeita de Santa Isabel.